23 de julho de 2011

Cristão deve proteger a graça recebida no Batismo, alerta Bento XVI


"Devemos estar preparados para proteger a graça recebida no dia do Batismo, continuando a alimentar a fé no Senhor, que impede o mal de criar raízes", salientou Bento XVI antes de recitar a tradicional oração mariana do Angelus deste domingo, 17.

O Papa explicou que as parábolas evangélicas são breves narrações que Jesus utiliza para anunciar os mistérios do Reino dos céus. E é exatamente o Reino o tema do 
Evangelho deste Domingo (Mt 13, 24-43).

"Reino dos Céus significa, de fato, senhorio de Deus, e isso quer dizer que a sua vontade deve ser assumida como o critério-guia da nossa existência", ressaltou o Pontífice
.
Jesus compara o Reino dos Céus a um campo de trigo, "para nos fazer compreender que dentro de nós está semeado algo de pequeno e escondido, que, entretanto, possui uma insuprimível força de vida. Apesar de todos os obstáculos, a semente crescerá e o fruto amadurecerá. Esse fruto será bom apenas se o terreno da vida tiver sido cultivado de acordo com a vontade divina", indicou o Pontífice.

A primeira Leitura e o Salmo da Liturgia deste domingo também foram recordados pelo Santo Padre. Esses textos indicam a onipresença, misericórdia, justiça e 
bondade de Deus.

"Se, portanto, somos filhos de um Pai tão grande e bom, busquemos nos assemelhar a Ele! Era essa o objetivo que Jesus buscava com a sua pregação 
[...]. Dirijamo-nos com confiança a Maria, que ontem invocamos com o título de Virgem Santíssima do Monte Carmelo, para que nos ajude a seguir fielmente a Jesus, e assim viver como verdadeiros filhos de Deus", concluiu.

O encontro

O Pontífice está em Castel Gandolfo, onde permanece até setembro, para seu período de férias e também de verão europeu. Após a oração do Angelus, o Papa fez um apelo em prol da situação de calamidade vivida na Somália.

Aos peregrinos franceses, Bento XVI afirmou que as férias são "propícias para um enriquecimento cultural e espiritual", recordando os inúmeros locais e monumentos que podem ser visitados. Aos de língua inglesa, ressaltou: "Trabalhemos por uma abundante safra de santidade na Igreja e peçamos para nos encontrarmos entre os que pertencem a Cristo no dia do Juízo".

"Nestes dias, que, para muitos, são de descanso, convido a todos a abrir o coração à Divina Palavra, para aprender como se comporta Aquele que tudo pode e refletir em nossas vidas a grandiosidade de seu amor e misericórdia. Que a isso nos ajude a Santíssima Virgem Maria", disse aos hispânicos presentes em Castel Gandolfo.

Acerca da memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo, celebrada ontem, lembrou que o escapulário é um particular sinal da união com Jesus e Maria. "Para aqueles que o carregam consigo, é sinal do filial abandono á proteção da Virgem Imaculada. Na nossa batalha contra o mal, Maria, nossa mãe, nos envolve com o seu manto. Confio-vos à Sua proteção e vos abençoo de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: