13 de julho de 2011

Aos Pais e Mães da catequese,

Assim como precisamos da família e da sociedade para fazer nascer e crescer nossos filhos e filhas, mesmo que a primeira responsabilidade seja sempre dos pais, também precisamos da Igreja, para que eles, renascidos pelo Batismo, cresçam conosco na fé.
Sabemos que os pais são os primeiros catequistas dos filhos e filhas, mas nós catequistas nos colocamos à disposição como colaboradores na educação da fé. Porém, o nosso trabalho, feito em comunhão com a Igreja, só terá êxito com o seu empenho e colaboração!
A Catequese pretende ajudar a formar discípulos de Jesus, que O seguem, em comunidade.
Faremos isso através de Encontros ordenados e sistemáticos, de acordo com um programa, e as faltas à Catequese quebram a seqüência normal da descoberta e do caminho da fé; por isso pedimos a assiduidade das crianças e o acompanhamento dos pais, num estreito diálogo conosco.
Não se preocupem em que os seus filhos e filhas “saibam muitas coisas”. Mas alegrem-se sempre, ao verificar que eles saboreiam a alegria de serem cristãos, e vão descobrindo a Pessoa e o Mistério de Jesus, o Deus vivo e o Senhor das suas vidas!
Procurem aproveitar todas as oportunidades de receber, vocês próprios, formação e catequese.
Pensem e vivam de acordo com os valores do Evangelho, busquem rezar e celebrar com seus filhos e filhas, de modo a que a fé seja vivida em comum na pequena Igreja que é a família e se exprima na grande família que é a Igreja.
Lembre-se: participar na Eucaristia Dominical (Missa) é um bem de primeira necessidade.
Procure organizar a agenda do fim-de-semana, pondo a Eucaristia, em primeiro lugar. Custe o que custar!
Olhando para Jesus vemos como Ele fala com Deus e de Deus. Jesus O chama de Pai, ou melhor, de "Paizinho" (Abba) e nos diz que o Seu Pai também é nosso Pai, que nos ama. Falemos aos nossos filhos de um Deus assim: próximo, amigo, bom; um Deus que só quer que sejamos felizes, um Deus que gosta que a gente Lhe conte as nossas alegrias e as nossas tristezas; um Deus que nunca Se zanga e que não castiga ninguém, apenas pede que sejamos bons e amigos uns dos outros; um Deus que perdoa sempre, absolutamente sempre.

Um forte abraço na paz de Jesus.


Catequistas da comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: