A menina Qian Hongyan, perdeu as duas pernas num acidente de automóvel no ano 2000, apenas com 3 anos de idade. A família Hongyan sendo bastante pobre, não tinha posses para dar a pequenina chinesa do equipamento ortopédico de alta tecnologia que ela tanto necessitava para poder mover-se.
Assim, seu pai fazendo o melhor que podia e sabia, fez de uma bola de basquete, uma protecção para o corpo de Qian. E foi com esta protecção e aos saltos que começou a ir de casa para a escola. Em 2008, especialistas do Centro de Pesquisas de Reabilitação Ortopédica da China em Beijing, ofereceram-lhe um aparelho de próteses para as pernas, criado especialmente para ela.
Mesmo com toda essa dificuldade ela era capaz de ir de sua casa até a escola literalmente saltando com a bola de basquetebol envolvendo uma armação de madeira acoplada ao seu corpo. Cinco anos mais tarde, em maio de 2008, especialistas do Centro de Pesquisas de Reabilitação Ortopédica da China, na capital Beijing, conseguiram finalizar um projeto dando-lhe pernas protéticas especialmente criadas para sua situação.
Durante o sétimo encontro desportivo nacional para portadores de necessidades especiais (paraolímpicos) realizado em Kunming em maio de 2007, Qian Hongyan esteve presente diariamente assistindo aos jogos e sentindo-se profundamente envolvida e comovida vendo a luta de jogadores deficientes durante as partidas. Isso fez com que traçasse uma nova meta em sua vida — a de entrar no clube de natação especial. Ela e seus pais estiveram com Zhang Honghu, conhecido treinador que já treinou vários campeões de natação para deficientes, consultando-lhe sobre essa possibilidade. Foi matriculada no clube de natação e passou ao treinamento de natação profissional.
“Qian Hongyan é aplicada e estuda muito. Nunca abandonou sessões de treinamentos, embora tenha confrontado com muitas dificuldades no início”, disse seu treinador.
No início Zhang não deu muita atenção a Qian Hongyan. “Verificar a capacidade do indivíduo é importante na escolha de um atleta”, disse ele. “Qian Hongyan não tinha pernas. Parecia um navio sem leme, e um navio não pode funcionar bem se lhe falta a peça que permita a correta direção.” A fim de resolver o problema, Zhang fez um plano de formação especial para Qian Hongyan que ajudasse no equilíbrio ou balanço de seus ombros durante a natação, permitindo-lhe coordenar a direção correta na lâmina d´água sem auxílio das pernas e pés .
Nesse trabalho Qian Hongyan nada diariamente cerca de 2000 metros. Com cuidado ela sempre faz os exercícios apropriados, uso de halteres e assim por diante. Após um curto período de treinamentos, para a surpresa de Zhang, ele descobriu que a garota era dotada da habilidades para a natação.
Afirmou, “Hongyan é um nadadora muito boa. Eu não posso garantir que ela será uma campeã do mundo. No entanto, posso dizer que ela é definitivamente uma nadadora promissora. Nosso maior desejo é o de treiná-la a ter uma atitude positiva perante a vida.” O sonho de Qian Hongyan é participar nos Jogos Olímpicos Especiais de 2012 e tornar-se uma campeã do mundo. Tem trabalhado arduamente para alcançar seu objetivo!
Nota do administrador do blog: existe na internet emails com mensagens abordando mesmo assunto, algumas são lendas pobres e apelativas, colocando a vida da atleta em situação de penúria e miséria, o que não corresponde a verdade nem é do agrado do governo chinês ou da família Hongyan, cuja filha tem sido um exemplo de superação no mundo todo. Ela vive bem e feliz de acordo com a realidade de seu país..
Se a gente desse valor as nossas qualidades e esquecesse nossos defeitos...
ResponderExcluir